A Câmara Municipal de Rio Tinto realizou, no último sábado (4), uma sessão solene em homenagem ao centenário do patrono da educação brasileira, Paulo Freire. O evento foi uma propositura da vereadora Valdirene Rosas (PP).
Foram homenageados com moção de aplauso e com a comenda Vicente Elias Soares, 30 educadores entre professores, mestres, doutores, acadêmicos e intelectuais da educação no Vale do Mamanguape.
A sessão ocorreu em parceria com o grupo de pesquisa da UFPB, GEPeeeS, sob liderança do professor PHD Paulo Roberto Palhano, e da Academia de Letras, Ciências e Artes do Vale do Mamanguape, presidida pelo desembargador Marcos Cavalcanti.
“Essa sessão na Câmara de Rio Tinto fechou as comemorações do centenário do educador Paulo Freire, celebrado neste ano de 2021. Entre ações positivas está a publicação do livro ‘A Práxis e o Aprendizado’. É uma sistematização de sessões em 64 Câmaras Municipais, entre elas Jacaraú, Itabaiana e Sapé”, disse o professor Palhano.
Para o secretário da ALCA, professor Cássio Marques, “é preciso um posicionamento claro sobre o legado de Paulo Freire, para contrapor os suscetíveis ataques dirigidos à sua obra”.
A solenidade foi bastante prestigiada por educadores, líderes de classe, sociedade civil, vereadores, além da secretária de Educação de Rio Tinto, Marielze Fernandes.
Confira imagens do evento clicando aqui.