Mais de 33,4 milhões de eleitores deixaram de votar no primeiro turno das Eleições 2026, realizado no domingo (4). Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a abstenção foi de 21,08%, o maior percentual registrado em um primeiro turno de eleições gerais desde 1998.
Com o segundo turno marcado para 25 de outubro, os eleitores que não votaram na primeira etapa poderão votar normalmente, desde que estejam com o título regular. A ausência no primeiro turno, porém, precisa ser justificada separadamente.
O prazo para justificar a falta é 3 de dezembro. O procedimento pode ser feito pelo serviço de Autoatendimento Eleitoral do TSE ou em um cartório eleitoral, mediante apresentação de documento que comprove o motivo da ausência.
Quem não justificar dentro do prazo terá de pagar multa de R$ 3,51 por turno. Enquanto a situação não for regularizada, o eleitor poderá enfrentar restrições, como impedimentos para emitir ou renovar documentos de identidade e passaporte, tomar posse em concurso público, renovar matrícula em instituição pública de ensino e receber vencimentos de emprego público.
Eleitores que estavam no exterior têm prazo de até 30 dias após o retorno ao Brasil para apresentar a justificativa. Já aqueles que residem em outro país e possuem domicílio eleitoral no exterior precisam justificar apenas eventual ausência nas eleições presidenciais.
O TSE ressalta ainda que cada turno é considerado uma eleição independente. A ausência sem justificativa e a falta de regularização em turnos consecutivos podem levar ao cancelamento do título eleitoral.



