Com 373 deputados, Hugo Motta consolida candidatura à presidência da Câmara

Aliança estratégica entre grandes partidos fortalece nome do paraibano.

O deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) deu um passo decisivo na disputa pela presidência da Câmara dos Deputados ao consolidar apoio de doze grandes partidos, somando uma base de 373 parlamentares. Essa aliança confere ao paraibano uma vantagem significativa sobre os concorrentes.

- Publicidade -

Para a vitória, o candidato precisa obter maioria absoluta em um primeiro turno ou ser o mais bem votado em um eventual segundo turno. No entanto, com o apoio atual, Motta já conta com uma base que excede a maioria necessária de 257 votos, caso todos os deputados dos partidos aliados mantenham seus votos.

Distribuição de apoios por partido:

  • Republicanos: 44 deputados
  • PP: 50 deputados
  • Podemos: 14 deputados
  • MDB: 44 deputados
  • PT: 68 deputados
  • PL: 92 deputados
  • PCdoB: 7 deputados
  • PV: 5 deputados
  • PSDB: 12 deputados
  • Cidadania: 5 deputados
  • PSB: 14 deputados
  • PDT: 18 deputados

A eleição, prevista para fevereiro do próximo ano, será realizada por votação secreta e exigirá que o candidato obtenha o apoio da maioria dos deputados presentes em plenário. A disputa promete movimentação intensa até o início de 2025, com Hugo Motta firmando-se como um nome de consenso entre diferentes forças políticas, em um esforço conjunto por estabilidade e unidade na liderança da Câmara dos Deputados.

Apoio recente do PSB

Nesta terça-feira (5), foi a vez do PSB anunciar apoio a candidatura de Hugo Motta. A decisão foi tomada com o apoio unânime dos deputados socialistas, em reunião realizada em Brasília entre Motta, o vice-presidente nacional do PSB e prefeito de Recife, João Campos, e o líder da bancada do PSB na Câmara, o paraibano Gervásio Maia. Além da presença de integrantes da Executiva Nacional e líderes de outras siglas no Congresso Nacional.

“Tive a honra de conduzir, em uma missão confiada pelo presidente Carlos Siqueira, a formalização do nosso apoio a Hugo Motta. Essa é uma decisão madura, construída com a participação e decisão unânime de todos os deputados e deputadas do PSB”, destacou João Campos.

O deputado federal Gervásio Maia (PSB-PB) destacou a importância do diálogo de Motta como base para a boa condução dos trabalhos legislativos, além da maturidade e da experiência política do deputado para liderar esse processo.

“Estamos todos os deputados, juntos, acreditando no projeto. Nós queremos muito diálogo. A nossa bancada tem uma vida muito forte no meio legislativo, gosta de participar das pautas relevantes do país, seja apresentando boas propostas ou relatando matérias. A gente vai te dar muito trabalho, mas é um trabalho bom, um trabalho de produção”, disse o socialista ao candidato do Republicanos.

Redação
Redação
Informar, escutar, interagir, debater, denunciar e prestar serviço à sociedade do Vale do Mamanguape e da Paraíba são especialidades do blog.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Veja também

- Publicidade -