Carinhosamente chamada de PEC Kamikaze

Proposta prevê ampliação de benefícios sociais a 3 meses das eleições.

Qual é a finalidade da PEC? No final da semana passada, o Senado aprovou uma Proposta de Emenda à Constituição que prevê gastos de R$ 41,2 milhões fora do teto de gastos para dar auxílios à população e certas categorias profissionais.

- Publicidade -

Basicamente, o texto viabiliza o pagamento de vouchers temporários de R$ 1.000 para caminhoneiros autônomos, benefícios para taxistas e aumenta o Auxílio Brasil — algo que seria pago apenas até o final deste ano.

Mas deu problema… O Ministério Público fez um requerimento ao TCU, que investigará se a Proposta compromete o equilíbrio das contas públicas, o que pode atrapalhar a medida de fato.

Explicando: Por ser proposta em ano de eleições, a PEC ainda estabelece um estado de emergência no país. Sem isso, a medida poderia ser contestada judicialmente, por ir contra a legislação eleitoral.

E, como não está fácil para ninguém, a oposição ao Governo atrasou a tramitação da PEC na Câmara, onde uma comissão aprovou o texto-base nesta quinta-feira (7), que agora segue para votação no plenário — diferente do que rolou no Senado, quando votaram rápido e a favor da proposta. Suco de Brasil em ano eleitoral. risos.

De qualquer forma, a Proposta terá influência no futuro fiscal do país. Já pode preparar sua pipoca: as cenas dos próximos capítulos serão interessantes.

Geano Sousa
Geano Sousa
Formado em Jornalismo pela UNINASSAU João Pessoa, tendo iniciado sua carreira na blogosfera em 2009. Foi estagiário da Assessoria de Comunicação do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba e já atuou em diversos sites de notícias do Estado. Também exerce, atualmente, a função de assessor parlamentar.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Veja também

- Publicidade -