A 55ª Zona Eleitoral de Rio Tinto, no Litoral Norte paraibano, realiza no próximo dia 09 de novembro, às 8h30, audiência pública de reprocessamento da totalização dos votos referentes ao cargo de vereador do município, nas eleições de 2020, em virtude da cassação dos registros do partido Cidadania por fraude na cota de gênero.
Recentemente, a juíza Maria Cristina Paiva Santiago, do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), rejeitou recurso da defesa e manteve a decisão do juiz Judson Kíldere Nascimento Faheina, da 55ª Zona Eleitoral, que cassou os mandatos dos vereadores Felipe Pessoa de Sousa, Raphael José do Nascimento Fonseca, Luan Cardoso de Menezes, Adelson Francisco da Silva e Severino Pereira de Sousa.
O processo foi movido por candidatos do Progressistas, que acusaram a legenda adversária de lançar candidatura feminina considerada laranja para o preenchimento da cota de gênero nas eleições municipais de 2020, apontando a postulação de Rosélia da Farmácia como “fraudulenta”.
Conforme a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), a candidatura de Rosélia da Farmácia foi apontada como “fraudulenta”, pois ela estava, em 2020, realizando campanha política para outra candidata do seu mesmo partido, inclusive com pedido de voto e participação em eventos da candidata Alsônia da Saúde, além de explicitamente apoiar a mesma.
A posse dos novos vereadores na Câmara Municipal de Rio Tinto está prevista para ocorrer no dia subsequente após a retotalização dos votos, ou seja, dia 10 de novembro.