Volta às aulas presenciais no Vale do Mamanguape ocorrerá só em 2021

Escolas públicas do Litoral Norte paraibano realizarão atividades on-line até o final deste ano.

Após reunião entre pesquisadores do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Etnias e Economia Solidária da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com representantes da gestão escolar dos 12 municípios do Vale do Mamanguape, ficou acatada a decisão de que, diante da pandemia da Covid-19, as atividades escolares presenciais no Litoral Norte paraibano, devem acontecer apenas em 2021.

- Publicidade -

Os pesquisadores da UFPB evidenciaram que as escolas públicas terão de continuar com atividades de ensino remoto, ao menos, até o final deste ano.

“O grupo construiu justificativas, de maneira unificada, para a continuidade do ensino remoto e o retorno às aulas presenciais só em 2021. Isto será possível após serem cumpridas as exigências de adequação dos ambientes escolares e concretizados os protocolos para todas as atividades que dizem respeito ao processo educativo”, explicou o coordenador do grupo da UFPB, professor Paulo Palhano.

De acordo com os dados divulgados pela equipe de pesquisadores, os gestores públicos devem criar um ambiente de segurança e proteção, antes de realizar atividades presenciais em escolas dos municípios.

“Desde o translado da localidade onde mora o educando até a presença na escola e o retorno da unidade escolar para a comunidade em que reside. É preciso criar um ambiente de segurança e proteção para os educandos, os educadores, os pais dos educandos, corpo de apoio pedagógico, gestores escolares e municipais”, destacou o professor da UFPB.

Paulo Palhano afirma que, diante do cenário complexo da pandemia causada pelo novo coronavírus, a conjuntura da região e das cidades brasileiras tem sido caracterizada pela crise na saúde, política, economia e na educação. Para ele, o momento é de adaptação e cuidados para evitar um colapso social.

“Os estudantes, famílias, escolas, educadores e gestores passam por uma adaptação para processos educacionais midiatizados e de ensino remoto. Há um problema sério de saúde e sanidade pública. E se houver a ausência de comando na área de saúde e educação, teremos um colapso na sociedade”, contou o professor.

Redação
Redação
Informar, escutar, interagir, debater, denunciar e prestar serviço à sociedade do Vale do Mamanguape e da Paraíba são especialidades do blog.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Veja também

- Publicidade -