A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) deve apresentar, na próxima terça-feira (9), a proposta de novo calendário acadêmico para reorganizar o semestre letivo interrompido desde 22 de setembro devido à greve dos professores. O documento será analisado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), responsável por deliberar sobre o retorno das atividades nos oito campi da instituição.
A greve foi encerrada nesta sexta-feira (5), após assembleia da categoria que aprovou a proposta apresentada pelo Governo do Estado durante reunião da mesa tripartite realizada no dia 2 de dezembro. A votação, inicialmente marcada para o dia 9, foi antecipada depois que as condições negociadas foram enviadas ao sindicato.
Com mais de dois meses de paralisação, o reinício das aulas depende agora da definição das novas datas, prazos e ajustes acadêmicos que serão estabelecidos pelo Consepe.
Acordos firmados
O acordo prevê a manutenção de um deságio de 40% no pagamento do retroativo das progressões de carreira, enquanto o valor restante será parcelado em 20 vezes. De acordo com a presidente da ADUEPB, Cris Nepomuceno, apesar da aprovação, docentes que discordam dos termos podem buscar a Justiça para reivindicar o pagamento integral.
O governo também se comprometeu a realizar concurso público para professores no segundo semestre de 2026, abrir edital para banco de equivalência e convocar docentes aprovados no concurso lançado em 2023.
A continuidade da mesa tripartite foi destacada pela ADUEPB como uma conquista importante, garantindo um canal permanente de diálogo sobre concursos, orçamento, políticas de permanência estudantil e questões previdenciárias.



