O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (21) a prorrogação do cessar-fogo contra o Irã. Segundo o republicano, a decisão visa aguardar que Teerã apresente uma “proposta unificada” para negociações de paz.
Apesar da suspensão temporária de ataques, a Casa Branca manteve o bloqueio marítimo no Estreito de Ormuz, em vigor desde 12 de abril. A medida é classificada pelo governo iraniano como um “ato de guerra”.
Em publicação na rede social Truth Social, Trump afirmou que a decisão atende a um pedido do primeiro-ministro do Paquistão, Shehbaz Sharif, e do marechal de campo Asim Munir, que atuam como mediadores.
“Determinei que nossas Forças Armadas continuem o bloqueio e permaneçam prontas e capazes. Estenderei o cessar-fogo até que tal proposta seja apresentada e as negociações sejam concluídas, de uma forma ou de outra”, escreveu o presidente americano.
Trump justificou a medida alegando que o governo iraniano está “seriamente fragmentado”, o que impediria o avanço imediato de um acordo.
Reação em Teerã
Até o momento, a cúpula do governo iraniano não emitiu uma nota oficial. No entanto, Mahdi Mohammadi, assessor de Mohammad Baqer Qalibaf (presidente do Parlamento), minimizou o anúncio em suas redes sociais.
Para o assessor, a movimentação da Casa Branca é “pouco relevante” e pode esconder outras intenções. “A prorrogação do cessar-fogo por Trump é certamente uma manobra para ganhar tempo para um ataque surpresa”, afirmou Mohammadi.
O clima na região segue sob forte tensão desde o início do bloqueio em Ormuz, via crucial para o escoamento global de petróleo.



