O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), através da Diretoria de Auditoria e Fiscalização, iniciou nesta terça-feira (8), uma Auditoria Coordenada de forma simultânea em 150 municípios do Estado, incluindo João Pessoa, que irá avaliar a qualidade dos serviços prestados à população e à utilização eficiente dos recursos públicos em 189 Unidades Básicas de Saúde (UBS) instaladas nesses municípios.
De acordo com o conselheiro Fernando Catão, já foi verificada carência de médicos e de instalações sanitárias em algumas unidades, mas ainda não há um diagnóstico total do cenário. O conselheiro também explicou que o objetivo da ação é orientar as prefeituras. “As recomendações serão dadas a cada município. Os relatórios serão individualizados para cada prefeitura informado o que precisa ser corrigido”, disse.
Catão também disse que dos 150 municípios que estão sendo auditados, realizaram, de janeiro a outubro de 2022, despesas da ordem de R$ 703,11 milhões apenas em atenção básica à saúde.
Ainda conforme o TCE, também deve ser realizada outra ação deste tipo nos hospitais.