O filme “Spotlight: Segredos Revelados” apresenta à história real da equipe investigativa do jornal Boston Globe, de Boston, nos Estados Unidos. A apuração aponta o escândalo sexual de padres católicos. Começa em 2001, quando o editor Marty Baron decidiu investigar o tema abordado em uma coluna do jornal. Spotlight concede ao espectador uma meditação do exibido. Não por causa do tema polêmico, mas pela forma do roteiro.
No meio de várias surpresas, o filme traz casos nunca antes revelados. O número chega a 90 padres só em Boston. Uma coisa chama atenção: o fato dos jornalistas não terem dado importância na primeira denúncia, em 1996.
Spotlight: Segredos Revelados é uma denúncia. No dia 6 de janeiro de 2002, o Boston Globe pôs a manchete: “A Igreja permitiu o Abuso de Padres durante anos”. O escândalo acusava Bernard Law, Cardeal Arcebispo de Boston, para que deixasse o cargo e que pedisse desculpas por seus erros.
O impacto foi imediato, os jornalistas receberam mais de trezentas ligações citando outros casos, após a publicação. O Spotlight angariou o prêmio Pulitzer de jornalismo no ano posterior. Os repórteres originais acompanharam as gravações. A equipe compareceu aos eventos de publicação, elogiando a precisão da história exposta no caso mais polêmico da Igreja Católica.
O longa pode ser considerado um bom filme, com instantes de verdadeiro drama, sendo capaz de mostrar sensibilidade diante das histórias, tratando os fatos sem farsa ou sensacionalismo.
Eu indico para assistir.