As complicações cardiovasculares precisam ser vistas com atenção. O novo coronavírus pode afetar qualquer estrutura do coração, causando inflamação e trombose nos vasos e tecidos.
O vírus pode afetar o sistema cardiovascular com manifestações diversas, como injúria miocárdica (lesão no músculo cardíaco), insuficiência cardíaca (fraqueza no coração), arritmia, miocardite (inflamação no músculo do coração) e choque (falência cardíaca).
Um pequeno estudo feito na Alemanha e publicado na revista Jama Cardiology mostra como o coronavírus afeta o coração. Os pesquisadores observaram pessoas, que se recuperaram da Covid. A maioria foi assintomática ou apresentou sintomas muito leves. Cerca de dois meses depois do diagnóstico, os cientistas submeteram os pacientes já totalmente curados a exames de ressonância magnética e fizeram descobertas alarmantes: cerca de 80% deles apresentavam danos cardíacos e 60% tinham miocardite.
Já está claro para os especialistas que é comum um paciente jovem, que aparentemente superou a Covid-19, apresentar algum problema cardíaco.
Acho que a mensagem mais importante é que precisamos ter atenção ao sistema cardiovascular do paciente de Covid e um acompanhamento médico durante a fase aguda e após, ou seja, um monitoramento.