E não existe nada que não possa ser resolvido com uma boa xícara de café – pelo menos é o que dizem os amantes da bebida, ou o que foi provado na relação do Republicanos com João Azevêdo (PSB), após um café da manhã, nesta sexta-feira (22), na Granja Santana.
No encontro entre os caciques do partido e o governador da Paraíba, ficou acertado que o PP indicará o vice na chapa majoritária – um recuo do Republicanos que pretendia a vaga. Em contrapartida, o Republicanos terá maior espaço em um eventual segundo governo socialista e a promessa do apoio de João para eleger a Presidência da Assembleia Legislativa.
“O governador pediu ponderação e o Republicanos, em mais um gesto de compromisso e fidelidade, aceitou”, disse Adriano Galdino, presidente da ALPB. Com ele, participaram também do café os deputados federais Hugo Motta e Wilson Santiago.
A verdade é que o Republicanos ao ceder e aceitar indicação do partido de Aguinaldo Ribeiro para vice de João – que deve ser o vice-prefeito de Campina Grande, Lucas Ribeiro, atraindo com isso o PSD da senadora Daniella Ribeiro -, sai menor do que projetava ser no início da pré-campanha.
Contudo, prevalece o bom senso. Afinal, não faz sentido a legenda querer indicar o nome a vice, mas continuar apoiando Efraim Filho (União) para o Senado Federal, a contragosto da base governista – que deverá encontrar uma solução do próprio PSB para preencher a sua vaga.
Pelo cenário atual, João parece ter resolvido o impasse e mostrado para quem disse que café não resolve nada, ou não sabe fazer café ou não sabe fazer amigos. Ao Republicanos, resta ter o resultado esperado nas urnas, para cobrar os acordos.
Vai um café?
[…] declaração (assista abaixo) do deputado Hugo Motta é dada um dia após o Republicanos aceitar indicação do PP para a vaga de vice na chapa de […]