Reforma Tributária: alíquota menor para saúde e educação

Relatório preliminar de Aguinaldo Ribeiro (PP) foi apresentado nesta quinta-feira (22).

O deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), relator da reforma tributária, explicou que haverá duas transições para o novo sistema. A transição para o fim dos 5 tributos (IPI, PIS, Cofins, ICMS e ISS) durará oito anos, de 2026 a 2033.

- Publicidade -

Já a transição da distribuição da arrecadação, para evitar perdas para alguns estados, será de 50 anos, de 2029 a 2078, já que o novo imposto será cobrado no consumo do bem ou serviço, o que poderia gerar perdas para estados “produtores”.

O texto contempla, entre outros, um imposto sobre valor agregado (IVA) dual, ou seja, um tributo para o governo federal e outro para os estados e municípios. O IVA dual, junto com um imposto seletivo sobre cigarros e bebidas alcoólicas, substituirá cinco impostos que existem atualmente. São eles: ICMS (estadual), PIS/Cofins e IPI (federais) e ISS municipal.

A proposta também traz alíquotas menores para as áreas de saúde, educação, transporte público coletivo e para a cesta básica, entre outros.

Redação
Redação
Informar, escutar, interagir, debater, denunciar e prestar serviço à sociedade do Vale do Mamanguape e da Paraíba são especialidades do blog.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Veja também

- Publicidade -