A Prefeitura de Rio Tinto, em parceria com a FUNAD (Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência), promoveu o curso de libras para os mais diversos setores que integram a gestão municipal. O curso foi iniciado na segunda-feira (17), no Centro do Idoso, e teve uma carga horária de 20h.
O objetivo dessa formação é ampliar a comunicação com pessoas que possuem deficiência auditiva. Como sabemos, o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) é de fundamental importância, principalmente por facilitar a comunicação e, consequentemente, o processo de diálogo. Conhecer esta língua é fundamental para atender com responsabilidade às reais necessidades deste público e favorecer sua inclusão nos diversos âmbitos sociais.
“Precisamos integrar ainda mais na sociedade pessoas que possuem algum tipo de deficiência. Dessa forma, a parceria entre gestão municipal de Rio Tinto e a FUNAD deu certo e iremos ampliar nossas ações aqui na cidade, assim realizando cursos, capacitações e palestras para as mais diversas áreas”, disse a coordenadora do Centro de Atendimento ao Surdo da FUNAD, Lenice Carneiro.
“O curso de Libras é de fundamental importância para o nosso dia a dia, principalmente, pelo nosso contato diário com os alunos especiais. Devemos ampliar os nossos conhecimentos e praticar de forma intensiva o que aprendemos com este curso”, afirmou a secretária de Educação, Marielze Fernandes.