O Ministério da Educação (MEC) começou a pagar, nesta quinta-feira (26), duas parcelas do programa Pé-de-Meia referentes a 2025. Uma delas é destinada aos estudantes que concluíram uma das etapas do ensino médio neste ano. A outra é voltada aos beneficiários que participaram dos dois dias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) da última edição e também finalizaram a etapa de ensino em 2025.
Os depósitos são feitos de forma escalonada, conforme o mês de nascimento dos estudantes contemplados. Quem nasceu em janeiro e fevereiro recebeu nesta quinta-feira (26). Já os nascidos em março e abril recebem nesta sexta-feira (27). O calendário segue até 5 de março, contemplando os demais meses.
Os valores pagos são de R$ 1 mil pela conclusão do ensino médio e R$ 200 pela participação no Enem 2025.
Confirmação das redes de ensino
De acordo com o MEC, o pagamento do incentivo de conclusão não é automático após o término das aulas. O processo depende da confirmação, pelas redes de ensino, da aprovação no ano letivo e da efetiva conclusão da etapa escolar. A medida, segundo a pasta, busca garantir maior segurança e qualificação das informações.
Caso haja atraso no envio dos dados pelas escolas, o depósito poderá ser realizado em uma das cinco datas previstas até o início de julho. O prazo final para encaminhamento das informações é junho.
Estudantes que não identificarem o pagamento na primeira data devem acompanhar a situação na página Consulta Pé-de-Meia, acessada por meio da conta Gov.br. Não é necessário realizar nenhuma ação imediata, apenas aguardar a atualização cadastral.




