Paraíba prorroga campanha contra influenza e sarampo

A meta é vacinar 95% do público-alvo contra sarampo e 90% contra influenza.

A Paraíba realizou, neste sábado (4), mais um dia “D” de vacinação. Desta vez foram agrupadas as campanhas contra sarampo, influenza e covid-19. Em todo estado, cerca de 700 salas de vacinação de 202 municípios estiveram funcionando e aplicaram 90.104 doses de imunizantes que atuam contra as três doenças.

- Publicidade -

Do total de doses aplicadas neste sábado, 35.788 doses foram da vacina contra influenza, 10.456 contra sarampo e 43.860 contra covid-19. Das vacinas contra covid-19, 36.165 (82,5%) foram doses de reforço e 7.695 foram primeira ou segunda doses. A meta é vacinar 95% do público-alvo contra sarampo e 90% contra influenza.

Contra covid-19, o foco atual é ampliar a aplicação da terceira e quarta doses, que correspondem à primeira e segunda dose de reforço, respectivamente. Segundo dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunização, cerca de 1,3 milhão de paraibanos estão com doses de reforço em atraso.

A secretária estadual de Saúde, Renata Nóbrega, explica o atual cenário dessas coberturas no estado: “Uma vez que ainda estamos abaixo da meta preconizada pelo Ministério da Saúde, decidimos prorrogar as campanhas contra influenza e sarampo até o dia 24 de junho. Com mais esse prazo, fazemos um apelo aos pais que vacinem seus filhos. É muito importante que as crianças e os integrantes dos grupos prioritários estejam vacinados nessa época onde há maior risco de doenças respiratórias, além de ser um momento em que teremos muitos turistas em nosso estado”.

Sobre a vacinação contra covid-19, a secretária lembra que, a partir deste sábado (4), mais dois grupos estão aptos para a segunda dose de reforço (R2). “Indivíduos com idade entre 50 e 59 anos e trabalhadores da saúde que tenham tomado o primeiro reforço há 4 meses ou mais já podem receber a quarta dose, ou segundo reforço. Para isso, é importante acompanhar a estratégia vacinal do seu município. Essa é mais uma tática para ampliar a proteção dos paraibanos e garantir um período junino tranquilo e sem surpresas em relação ao adoecimento da população”, finaliza.

Redação
Redação
Informar, escutar, interagir, debater, denunciar e prestar serviço à sociedade do Vale do Mamanguape e da Paraíba são especialidades do blog.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Veja também

- Publicidade -