Existe uma frase que diz o seguinte: “Uma imagem vale mais do que mil palavras.” Realmente constatamos isso no abraço fotografado entre os candidatos Maria Eunice (Cidadania) e Fabrício Sales (Progressistas). Este gesto, que ocorreu na missa comemorativa aos 165 anos de Mamanguape, diz muita coisa. Inclusive, que os diferentes podem se respeitar.
Nas eleições deste ano, Eunice tenta a reeleição, já Sales luta para conseguir, pela primeira vez, a cadeira do Executivo. Apesar das divergências políticas entre ambos, os candidatos deram um show de maturidade e cortesia no encontro casual. Isso é respeito e merece o devido registro.
É bonito presenciar exemplos iguais a estes na classe política. Eunice e Fabrício mostraram que o debate acontece só no campo das ideias. Isso põe por terra o equívoco de que adversários políticos são inimigos mortais. Nem todos. O contraditório é bem-vindo em todos os aspectos. A oposição tem que ser feita, sim. Porém, entre erros e acertos, existe momento para tudo, até para divergir.
O abraço entre Eunice e Fabrício é uma lição de que apesar dos diferentes olhares de como fazer gestão, todos podem aprender juntos, todos podem se respeitar. Inclusive a militância, referindo-me aos mais afobados. Uma coisa é certa: os dois já ganharam na civilidade. Viva a democracia!