“O homem mais rico da Babilônia” – por Bruno Cabral

Dicas financeiras para você começar a poupar, gastar menos e investir.

Em minha estreia no Blog venho compartilhar com vocês, leitores, conselhos valiosos do homem mais rico da Babilônia para nunca mais faltar dinheiro nos seus bolsos. Já deixando uma dica de leitura para vocês com o livro de mesmo nome.

- Publicidade -[adning id="2114"]

Arkad é o nome do homem que se tornou o mais rico na cidade de Babilônia. De origem simples descobriu os caminhos da riqueza e ensinou-os aos seus dois amigos de infância Bansir e Kobbi, e depois a pedido do rei os ensinou a outros homens da cidade. Vou compartilhar com vocês e comentar cada ponto de acordo com os dias de hoje. Apesar de que, são ensinamentos que venceram o tempo e sempre serão bem atuais.

1. COMECE A FAZER SEU DINHEIRO CRESCER (POUPE)

Você trabalhou o mês todo e quando recebeu seu salário acabou gastando tudo. Isso acontece com muita gente. Você precisa poupar uma parte do que ganha. Se você já faz isso, parabéns! Se não faz, comece a fazer. Se gastar tudo que ganha nunca terá liberdade financeira nem dinheiro guardado para eventuais emergências que podem aparecer e nunca ficará rico financeiramente. Se você poupar 100 reais do seu salário a cada mês,  em três meses você terá 300 reais. Se poupar 200 terá 600 reais em três meses. Poupe o máximo que puder. Seu futuro agradece. O livro aconselha a poupar um décimo dos seus rendimentos. É um ótimo começo. Mas pode ser mais ou menos, vai depender do seu orçamento. Dê o primeiro passo.

2. CONTROLE SEUS GASTOS

Outro ponto importante. Todos temos despesas e isso é normal. Precisamos pagar energia, água, internet, etc. Precisamos ter despesas para sobreviver. Mas há sempre alguns gastos desnecessários que podemos corta e que atrapalham nossa vida financeira. As dicas que dou a vocês é:

  • Evitem desperdício de energia e água, para não pagarem uma conta maior do que deveriam pagar com um consumo consciente.
  • Evitem atrasar suas contas, para não pagarem altos juros.
  • Cuidado com os gastos desnecessários com comidas e lanches. Pequenas compras constantemente causam um grande gasto que pode ser evitado.

Quais são suas despesas desnecessárias? Elas atrapalham quando o assunto é poupar. Use uma planilha de gastos no Excel ou anotem todas as suas despesas, para poder passa um pente-fino no fim do mês e descobrir o que pode ou não ser cortado.

3. MULTIPLIQUE SEUS RENDIMENTOS (INVISTA)

Sabe aquele dinheiro que você poupou e que poupou cada vez mais depois que começou a cortar gastos? Agora chegou a hora de fazer esse dinheiro trabalhar para você. De multiplicar seus ganhos. Você precisa investir esse dinheiro em aplicações de renda fixa ou variável. Ao invés de deixar o dinheiro guardado na poupança rendendo muito pouco e perdendo para a inflação. Você pode aplicá-lo em títulos do tesouro direto (no tesouro direto você empresta dinheiro ao governo e recebe juros) ou em um CDB (CDB é emprestar dinheiro ao banco) que podem render juros bem mais rentáveis em relação a poupança. Os juros dos investimentos variam conforme o tempo que seu dinheiro ficará aplicado.

Na renda variável você pode investir em Fundos Imobiliários, que pagam juros mensais (alugueis) e ações de empresas na bolsa de valores. Seu dinheiro valoriza e você pode receber bons dividendos. Por tanto, a variável requer conhecimento na área.

A regra é: POUPAR 👉🏻 GASTAR MENOS 👉🏻 INVESTIR

4. PROTEJA SEU DINHEIRO CONTRA A PERCA

Não invista seu dinheiro em algo que não conhece. Não gaste excessivamente em apostas, não se envolva em pirâmide financeira ou investimentos que prometem ganhos rápidos. Ao investir na bolsa analise bem a(s) empresa(s). Tire o dinheiro da poupança e de aplicações que percam para a inflação.

5. RESERVE UMA RENDA PARA O FUTURO

Tem tudo a ver com o primeiro ponto. É preciso poupar para destinar uma renda para seu futuro. Pensar a longo prazo. Deixar um valor reservado todos os meses para a aposentadoria. O dinheiro investido se valoriza no tempo com uma boa rentabilidade, graças aos juros compostos. Bons investimentos de longo prazo são a Bolsa de Valores e o Tesouro IPCA +, que rende sua taxa mais a inflação.

6. AUMENTE SUA CAPACIDADE DE GANHAR

Se qualifique e seja o melhor no que faz. Se atualize na sua profissão, faça uma graduação, uma pós ou mestrado, doutorado. Participe de palestras e treinamentos. Faça tudo que for possível para crescer na sua profissão para poder ganhar mais. O conhecimento é a principal ferramenta para ganhos jovens maiores. Quanto maior os ganhos maior a capacidade de poupar e investir. Por tanto, enriquecer mais rápido.


Bruno Cabral – Graduando em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba, é membro do projeto de extensão Universitária da UFPB: INTELIGÊNCIA FINANCEIRA; também é educador financeiro e palestrante.

“Uma parte de todos os seus ganhos pertence exclusivamente a você” – Arkad

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Veja também

- Publicidade -