Nos últimos dias, o ex-secretário de Saúde de Mamanguape, Antônio Neto, vem realizando diversas reuniões na busca de apoio, além de apresentar suas propostas. Ele está concorrendo uma vaga a vereador pelo Republicanos nas eleições de novembro.
Na sua peregrinação, Neto da Saúde, mostra seu trabalho realizado durante os três anos que ficou a frente à secretaria na gestão da prefeita Eunice Pessoa (Cidadania). “Tenho andado nas ruas pedindo apoio ao meu projeto, mostrando nosso trabalho e aquilo que podemos fazer no futuro, como política de gestão em Mamanguape”, disse Neto.
Ao lado de Eunice, Neto desbloqueou os recursos das unidades de saúde da família junto ao Ministério da Saúde; fez a aquisição de veículos para a Vigilância Sanitária, além de uma unidade odontológica móvel; reestruturação da base do SAMU e aquisição de ambulâncias; reforma e reestruturação da Secretaria, Odontomédico, Centro Especialidades Odontológicas – CEO, Conselho Municipal de Saúde e a restruturação Ambulatório de Especialidades (PAM/SANDU).
Neto encampou lutas para o aumento salarial dos médicos; retorno de pagamento do PMAQ para profissionais da saúde; piso salarial dos agentes de combate às endemias; promoveu convênios com a Secretaria de Estado da Saúde; possibilitou o aumento de produção de atendimentos para população, como no CEO, que saltou de 2.620 atendimentos em 2016 para 5.898 em 2017, tendo um aumento de 3.278 procedimentos realizados de um ano para o outro, aumentando cada vez mais nos anos subsequentes.
Neto destacou obras do CDI
As obras do Centro de Imagens do município estão em fase de conclusão. O equipamento já está sendo considerado um diferencial na área de saúde do Vale do Mamanguape e será entregue a população neste ano. Para Neto, o CDI vai mudar de forma definitiva a vida de centenas de pessoas que necessitam de exames de imagem, evitando o deslocamento dos pacientes do município que precisam ir à Capital e outras cidades do Estado para realizarem exames, provocando prejuízo para a população e onerando a Secretaria de Saúde. Segundo dados do Setor de Transportes da Secretaria, somente em 2019 foram realizados aproximadamente 42.000 (quarenta e dois mil) atendimentos, disponibilizados diariamente através de veículos para os pacientes realizarem exames, no tratamento de quimioterapia e hemodiálise, e ainda para pacientes acamados.
Atendendo aos pedidos da prefeita Eunice, os mais de R$ 3 milhões em recursos foram garantidos por meio de emenda parlamentar do deputado federal Hugo Motta (Republicanos). As futuras instalações do Centro de Imagem de Mamanguape serão em um novo prédio construído por trás do antigo Hospital e Maternidade Nossa Senhora do Rosário e os recursos para construção, na ordem de aproximadamente R$ 1,5 milhão, são oriundos de recursos próprios da Prefeitura de Mamanguape. O Centro de Imagem do Município será referência para todo o Vale do Mamanguape e irá aproximar a população de serviços essenciais para a saúde, entre os quais serão ofertados serviços de raio-x, endoscopia, ultrassonografia, tomografia e outros.