Na última quinta-feira (15), a promotora eleitoral Carmem Eleonora Perazzo, da 60ª Zona, emitiu parecer pela cassação de dois vereadores do município de Jacaraú, Dindo Braz e França de Doutor, ambos do partido Cidadania, por fraude de candidaturas fictícias nas eleições de 2020. A decisão é relativa à Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) impetrada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE).
Além de pedir a cassação dos mandatos, a promotora pede anulação dos votos de todos os candidatos da referida legenda. Conforme a denúncia, os parlamentares teriam sido favorecidos pelas candidatas consideradas laranjas, para preencher a cota mínima de candidaturas femininas.
A promotora ressalta que, a suposta candidata, Renata de Josa (Cidadania), não fez campanha em benefício próprio, muito menos expressou pedido de voto ou demonstrou interesse no pleito.
“Reconhecimento da fraude e do abuso de poder na composição da lista de candidatos, referente à cota de gênero, às eleições proporcionais, atribuída ao Partido Cidadania de Jacaraú-PB, com a cassação dos diplomas já expedidos, obtidos pelo partido, dos titulares e dos suplentes”, diz a peça documental.