- Publicidade -
RECONHECIMENTO

Lideranças de Rio Tinto recebem medalha da Assembleia da PB por conquista de moradias

A entrega das escrituras é considerada um marco para a região.
Iniciativa reforça debate sobre valorização de políticas públicas habitacionais – Foto: Assessoria
Iniciativa reforça debate sobre valorização de políticas públicas habitacionais – Foto: Assessoria

A Assembleia Legislativa da Paraíba realizou, nesta quarta-feira (22), uma sessão solene para a entrega da Medalha Governador Pedro Gondim ao cacique Sandro Gomes e a João Peixoto de Melo, conhecido como Dão. A homenagem, proposta pela deputada estadual Danielle do Vale (Republicanos), reconhece a atuação das lideranças na regularização fundiária de mais de mil imóveis no município de Rio Tinto.

A entrega das escrituras é considerada um marco para a região, encerrando um período de incerteza para centenas de famílias que agora possuem segurança jurídica e o direito formal à moradia.

A cerimônia foi aberta com a apresentação do Toré, ritual tradicional do povo Potiguara que simboliza resistência e união. Durante os discursos, parlamentares e homenageados ressaltaram que a conquista não foi silenciosa, mas fruto de mobilização social e enfrentamento de desafios históricos na área da habitação.

“Estamos falando de dignidade e do direito de o cidadão dizer que a casa é de sua família”, afirmou Danielle do Vale. A deputada ressaltou que o mandato manterá a atuação em defesa das comunidades tradicionais e a busca por novos avanços em Rio Tinto e nos municípios vizinhos.

A iniciativa reforça o debate sobre a valorização dos povos originários e a importância de políticas públicas voltadas à inclusão e à justiça social no estado.

- Publicidade -

Veja Também

SOCIOBIODIVERSIDADE
Organização Potiguara de Marcação é reconhecida pelo Ministério do Meio Ambiente e acumula destaque em iniciativas da ONU e da Brazil Conference em Harvard e MIT. — Foto: Divulgação

Rede Curica leva protagonismo indígena da Paraíba ao cenário nacional e internacional

PARAÍBA
Governador e ministro do Turismo ao assinar convênio que vai qualificar até 2 mil paraibanos. — Foto: Adilson Barbosa

Lucas e ministro assinam convênio para qualificar profissionais do turismo

PARAÍBA

Governador anuncia datas do pagamento de junho dos servidores