O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciará, nesta quarta-feira (24), o pagamento da primeira parcela do 13º salário de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios. Ao todo, 33,6 milhões de segurados devem receber a renda. A gratificação natalina é liberada com o benefício mensal.
Recebem primeiro os segurados cujo valor do benefício é de um salário mínimo (R$ 1.412) e, depois, os beneficiários que ganham mais. O pagamento é feito conforme o número final do benefício, sem considerar o dígito verificador.
Conforme o decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 12 de março, a primeira parcela do abono corresponde a 50% do valor do benefício. A segunda virá com a aposentadoria de maio e tem desconto do Imposto de Renda para quem é obrigado a pagar o tributo. Para quem é beneficiário de auxílio-doença ou auxílio-acidente, o 13º é proporcional ao número de meses.
O calendário de pagamentos do 13º salário do INSS para 2024 segue o número final do Número de Identificação Social (NIS), com pagamentos entre abril e maio/junho. O benefício pode ser consultado pelo site ou pelo aplicativo Meu INSS.