Hipertensão mascarada – por Dr. Valério Vasconcelos

Hipertensão mascarada, é caracterizada pelo encontro de pressão normal no consultório e aumentada fora dele.

- Publicidade -

Essa modalidade é de detecção mais difícil, porque ainda estamos acostumados a diagnosticar a pressão alta tomando por base essas medidas tradicionais realizadas no interior dos consultórios.

As consequências de não se ter esse tipo de hipertensão devidamente diagnosticado é que como o diagnóstico não é realizado, o tratamento não é estabelecido e o paciente fica exposto aos riscos de ter uma doença importante de forma escondida (mascarada).

A suspeita de se ter essa modalidade de hipertensão pode ser feita quando encontramos num paciente com pressão sempre normal alterações no coração, no cérebro, nos rins e, principalmente, nos vasos (em especial no fundo de olho).

O paciente, por exemplo, vai ao oftalmologista para uma avaliação de rotina e ao ter o fundo de olho examinado, o médico lhe pergunta se tem hipertensão arterial. Naturalmente o paciente fala que não, mas deve ser orientado a procurar esclarecer o motivo daquela alteração (tão típica dos quadros de pressão alta) ter surgido.

Por Valério Marcelo Vasconcelos do Nascimento – Doutor em Cardiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Médico pesquisador no Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da USP (InCor/FMUSP).

FONE: (83) 993640505
Facebook e Instagram: Valerio Vasconcelos

Dr. Valério Vasconcelos
Dr. Valério Vasconcelos
Doutor em Cardiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Médico pesquisador no Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da USP (InCor/FMUSP).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Veja também

- Publicidade -