- Publicidade -
APÓS PRESSÃO POLÍTICA

Governo revoga aumento do imposto de importação para eletrônicos

Decisão da Camex zera tarifas de 105 itens e mantém outras 15, frustrando previsão de arrecadação de até R$ 14 bilhões em 2026.
Foto: Reprodução/Internet

O governo federal decidiu revogar o aumento do imposto de importação para eletrônicos, anunciado em fevereiro, após forte reação no Congresso Nacional e nas redes sociais. A medida previa reajustes que poderiam elevar, por exemplo, a taxação de smartphones de 16% para 20%.

Nesta sexta-feira (27), o órgão da Câmara de Comércio Exterior (Camex) responsável pela definição das tarifas optou por zerar as alíquotas de 105 itens e manter outras 15 no mesmo patamar atual, restabelecendo, na prática, os percentuais vigentes antes da proposta de aumento.

A equipe econômica estimava arrecadar até R$ 14 bilhões em 2026 com a elevação do imposto. Sem a medida, a avaliação interna é de que o governo enfrentará maior dificuldade para cumprir a meta fiscal estabelecida para este ano.

A decisão ocorre em meio a uma queda de braço entre diferentes setores. De acordo com o Ministério da Fazenda, o crescimento de 33,4% nas importações desde 2022 estaria pressionando a indústria nacional, justificando a necessidade de revisão das tarifas. Já importadores e representantes do comércio alertavam que o aumento poderia reduzir a competitividade e encarecer produtos ao consumidor final.

- Publicidade -

Veja Também

BAILA Y BAILA!
Vini Jr. comemora gol do Brasil sobre a Escócia. — Foto: Agency/Getty Images/Via Fifa

Com grande atuação de Vini Jr, Brasil bate Escócia e avança na Copa

SOCIOBIODIVERSIDADE
Organização Potiguara de Marcação é reconhecida pelo Ministério do Meio Ambiente e acumula destaque em iniciativas da ONU e da Brazil Conference em Harvard e MIT. — Foto: Divulgação

Rede Curica leva protagonismo indígena da Paraíba ao cenário nacional e internacional

PARAÍBA
Governador e ministro do Turismo ao assinar convênio que vai qualificar até 2 mil paraibanos. — Foto: Adilson Barbosa

Lucas e ministro assinam convênio para qualificar profissionais do turismo