O governo federal iniciará uma investigação sobre os recentes aumentos nos preços dos combustíveis em postos da Bahia, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. Para dar início ao processo, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, enviou nesta terça-feira (10) um ofício ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), solicitando que o caso seja apurado.
A decisão veio após sindicatos do setor denunciarem que distribuidoras nessas regiões estavam elevando os preços com base na alta do petróleo no mercado internacional, agravada pelos impactos do conflito no Oriente Médio.
Embora essa explicação tenha sido apresentada, a Petrobras ainda não realizou reajustes nos valores dos combustíveis vendidos nas refinarias. Em paralelo, o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Rio Grande do Norte (Sindipostos-RN) alertou em suas redes sociais que os efeitos do conflito já estão se manifestando na subida dos preços do petróleo no mercado global, gerando preocupação para o setor de combustíveis no país.



