Os interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 já podem solicitar a isenção da taxa de inscrição a partir desta segunda-feira (13). O prazo segue aberto até às 23h59 do dia 24 de abril, conforme o edital do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
De acordo com o Inep, têm direito ao benefício os estudantes que estejam cursando o último ano do ensino médio em 2026, em qualquer modalidade, desde que matriculados em escolas da rede pública declaradas ao Censo Escolar da Educação Básica.
Também podem solicitar a isenção aqueles que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais em instituições privadas, desde que tenham renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.
Outro grupo contemplado é o de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no país, sendo utilizado em programas como o Sisu, Prouni e Fies.



