Deputado é preso após divulgar vídeo com ataques ao STF

No vídeo, Daniel Silveira faz apologia ao AI-5 e defende o fechamento do Supremo Tribunal Federal, o que é inconstitucional.

A Polícia Federal (PF) prendeu na noite desta terça-feira (16), em flagrante, o deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ). O parlamentar divulgou um vídeo no qual faz apologia ao AI-5, instrumento de repressão mais duro da ditadura militar, e defende destituir ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), o que é inconstitucional.

- Publicidade -[adning id="2114"]

No vídeo, Silveira ataca seis ministros: Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello e Dias Toffoli.

A prisão foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes. O deputado foi detido no fim da noite em Petrópolis, na Região Serrana do Rio. Na decisão, Moraes definiu que o mandado deveria ser cumprido “imediatamente e independentemente de horário por tratar-se de prisão em flagrante delito”.

Mesmo em flagrante e por crime inafiançável, a prisão de um deputado federal precisa passar pelo crivo da Câmara. Na decisão, Moraes diz que o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), deve ser “imediatamente oficiado para as providências que entender cabíveis”. Lira disse que vai conduzir análise da prisão de Daniel Silveira com ‘serenidade e consciência’ das responsabilidades.

Deputado Daniel Silveira, preso pela Polícia Federal – Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Veja também

- Publicidade -