A 38ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, disputada na noite deste domingo (23), definiu os últimos classificados à elite do futebol nacional em 2026. O Coritiba, que já havia garantido o acesso antecipadamente, confirmou o título ao vencer o rebaixado Amazonas por 2 a 1, em Manaus, encerrando a competição com 68 pontos. O Coxa retorna à Série A após dois anos e se torna o maior campeão da Série B, com três conquistas.
Além do Coritiba, outros três clubes também garantiram vaga na primeira divisão: Athletico, Chapecoense e Remo. O Athletico confirmou o vice-campeonato ao superar o América-MG por 1 a 0, em Curitiba, chegando a 65 pontos. A Chapecoense voltou à elite após quatro anos ao vencer o Atlético-GO por 1 a 0 na Arena Condá, com gol de Walter Clar. Já o Remo, que não disputava a Série A desde 1994, assegurou o acesso ao derrotar o Goiás por 3 a 1, de virada, no Mangueirão — ambos encerraram a competição com 62 pontos e completaram o G4.
O Goiás, que figurou boa parte do campeonato no G4, ficou fora da zona de acesso ao terminar com 61 pontos. O Criciúma, que também buscava retorno à elite, perdeu para o Cuiabá e acabou eliminado da disputa.
A rodada final também confirmou o último rebaixado à Série C. Paysandu, Amazonas e Volta Redonda já estavam matematicamente caídos, e a Ferroviária se juntou ao grupo após perder por 2 a 1 para o Operário-PR. Com isso, os quatro rebaixados foram: Paysandu (29 pontos), Amazonas (36), Volta Redonda (36) e Ferroviária (40). Eles serão substituídos em 2026 por Ponte Preta, Náutico, Londrina e São Bernardo, vindos da Série C.



