Na sexta-feira, 6 de dezembro de 2019, uma noite memorável para a cidade de Rio Tinto, no aniversário de Emancipação Política, a Câmara Municipal comandada pelo vereador Eraldo Calixto (MDB), em parceria com Academia de Letras, Ciências e Artes do Vale do Mamanguape, presidida pelo desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, realizou uma sessão solene para entrega de títulos de cidadania e homenagens a escritores que registraram a história de Rio Tinto.
Receberam Voto de Aplausos os escritores e professores: Paulo Palhano, Lusival Barcellos, Cássio Marques, Danilo Soares, Leonardo Tavares, João Ailton, Sidnei Felipe, Sebastião Gerbase, Antônio Martins, Antônio Luís e Lidiany Sousa, autores de obras que mencionam a história, cultura e o cotidiano riotintense.
Já com Título de Cidadão, foram homenageados os professores: Paulo Palhano e Lusival Barcellos da UFPB, o filósofo Leonardo Tavares, o médico Nilton Pontes e o cantor Severino Teodório.
Ainda na sessão especial, o desembargador Marcos Cavalcanti, lançou o romance Preta Gertrudes, obra histórica que retrata As Oligarquias do Vale do Mamanguape, além da reedição do livro Homens e Cidades, de Celso Mariz.
“A solenidade entrou para a história de Rio Tinto. De parabéns o presidente da Câmara Eraldo Calixto, o professor Cássio, esse abnegado e dedicado confrade. Meus parabéns aos que receberam os títulos de cidadania. Eu sou muito honrado de já tê-lo há muito tempo. Adoro o Vale de Mamanguape, tenho maior honra em falar por onde ando Brasil afora que sou filho desse inesquecível e valioso Vale das maiores tradições”, frisou Cavalcanti.
Confira imagens:
- Publicidade -