Buba homenageia centenário do professor Felipe Tiago Gomes

Deputado realizou uma live em homenagem ao filho ilustre de Picuí, Seridó paraibano.

Dentro da programação do centenário do professor Felipe Tiago Gomes, o deputado estadual Buba Germano (PSB) reuniu convidados e realizou uma live em homenagem ao filho ilustre de Picuí, Seridó paraibano. O tributo ao fundador da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC) foi realizado de forma remota na noite desta sexta-feira (30), na página do parlamentar no Facebook.

- Publicidade -[adning id="2114"]

A live contou com a participação do juiz de direito Edailton Silva, ex-aluno e ex-funcionário da rádio Cenecista; do radialista J. Tavares, ex-aluno e atual diretor da rádio Cenecista; do professor Roberto Germano, presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ); e do professor Cláudio Furtado, secretário de Educação da Paraíba.

“O amor de um filho da terra é um amor diferente. Não é coisa passageira, é uma ação permanente. É um sentimento profundo de quem conhece sua gente. É com esse sentimento de amor pela nossa terra que temos a honra de estarmos aqui fazendo o reconhecimento do legado desse grande homem, que é Felipe Tiago Gomes”, enfatizou o deputado ao abrir a homenagem.

Após a abertura, a primeira participação foi a do juiz Edailton Silva, que prestou uma homenagem ao professor Felipe e lembrou da sua luta em defesa da educação. “Esse homem de Picuí, que saiu em 1943 pro Recife e fundou a Campanha do Ginasiano Pobre, foi um anjo de Deus na terra que levou a educação em rincões do país onde o Estado não chegava, oportunizando aos pobres, como eu, o direito de mudar a realidade social através da educação”, destacou.

O ex-aluno fez questão de lembrar o período em que a CNEC de Picuí foi administrada por Buba no final da década de 1980. “Foi o período em que o professor Felipe mais levou recursos para a nossa terra. Foi Buba que administrou, que gerenciou a Fazenda Escola, o ginásio de esportes. Foi no período de Buba e Dr. Felipe que Picuí deu uma alavancada grande”, revelou.

Já o ex-aluno e atual diretor da rádio Cenecista, J. Tavares, lembrou de um projeto de intercâmbio criado pelo professor Felipe Tiago Gomes, o qual foi comparado por Buba com o ‘Gira Mundo’, atual programa de intercâmbio do Governo do Estado para alunos da rede estadual de ensino.

“A gente vive um momento que o professor Felipe realizava há 30 anos atrás, a CNEC Intercâmbio. O grande objetivo era fazer com que a realidade externa pudesse ser vivida pelos alunos da CNEC. Nesse mesmo período nascia a CNEC Agropecuária, a CNEC Artesanato, a CNEC Turismo, a CNEC Comunicação (rádio Cenecista) e a CNEC Micro Empresas Comunitárias. Eram esses caminhos que o professor Felipe realizava para transformar tudo isso em progresso para cada comunidade”, disse Tavares.

O secretário de Estado da Educação, professor Cláudio Furtado, iniciou sua participação chamando o professor Felipe Tiago Gomes de apóstolo da educação no Brasil e destacou o Projeto de Lei do deputado Buba Germano que tornou 2021 o “Ano Felipe Tiago Gomes” na Educação da Paraíba.

“Muito importante essa homenagem feita pela Assembleia Legislativa da Paraíba, através da sua propositura, de homenagear esse picuiense de uma visão fantástica sobre a educação. Só basta a gente pensar nos números da CNEC que você vê a envergadura que foi Felipe Tiago Gomes para a educação. Nós temos sempre que lembrar das pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do nosso estado e do nosso país, e esse picuiense muito nos orgulha”, destacou.

O ex-aluno cenecista, professor Roberto Germano, presidente da FAPESQ, também falou da sua experiência como aluno cenecista e anunciou o lançamento de um edital para a construção de um curta metragem em homenagem ao professor Felipe Tiago Gomes.

“O edital será lançado na próxima segunda-feira pelo governador João Azevedo para a construção de um curta metragem que será financiado pela FAPESQ. Poderão participar, alunos das nossas escolas públicas e profissionais da área de vídeo. Fica aqui o nosso reconhecimento a este grande paraibano”, revelou.

Felipe Tiago Gomes nasceu no dia 01 de maio de 1921, na cidade de Picuí. De origem humilde, enfrentou muitas adversidades e dificuldades para ter acesso à educação. Formou-se em direito na cidade de Recife, em Pernambuco, mediante atestado de pobreza, onde despertou para a criação de uma instituição que visasse assegurar o direito de estudar aos milhares de jovens pobres como ele.

Seguindo esta inspiração, reuniu outros colegas que se entusiasmaram com a ideia e, assim, fundou a Campanha do Ginasiano Pobre que, futuramente, ficou conhecida como Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC). A partir de então, Felipe dedicou toda a sua vida para essa campanha, exercendo um verdadeiro sacerdócio.

Através do Projeto de Lei (PL) nº 2.435/2021, de autoria do deputado estadual Buba Germano (PSB), aprovado pela Assembleia Legislativa, o ano de 2021 foi instituído, no âmbito da educação do Estado da Paraíba, o “Ano Felipe Tiago Gomes”, em alusão ao centenário de nascimento do notável professor paraibano.

Assessoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Veja também

- Publicidade -