Brasil sobe 10 posições em ranking de liberdade de imprensa

Essa é a melhor colocação do país em uma década.

De acordo com um levantamento divulgado pela ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF), nesta sexta-feira (03), o Brasil avançou dez posições no ranking de liberdade de imprensa, alcançando o 82º lugar entre 180 países. Essa é a melhor colocação do país em uma década, o que mostra uma recuperação de 28 posições desde o último relatório da entidade.

- Publicidade -

Apesar do avanço no ranking, a pontuação brasileira permaneceu praticamente estável, com um pequeno acréscimo de 0,08 de 2023 para 2024. A melhora é mais uma sinalização de estabilidade do que de progresso, indicando que o país se manteve em uma posição relativamente favorável em relação à perspectiva de melhora, é o que afirma o jornalista Artur Romeu, diretor do escritório da Repórteres Sem Fronteiras.

O ranking se baseia em indicadores que avaliam as pressões sobre a liberdade de imprensa, sendo utilizado como referência por organizações internacionais e agências de cooperação para avaliar as condições para a atuação jornalística em diferentes países.

A coleta de dados para o ranking foi realizada entre dezembro e janeiro, envolvendo especialistas de diversos países que abordaram questões políticas, sociais e econômicas relacionadas à liberdade de imprensa. Publicado anualmente desde 2002, o documento é considerado um indicador de referência para garantir as condições para que jornalistas possam atuar livremente, sendo utilizado por instituições como o Banco Mundial e a Unesco.

Redação
Redação
Informar, escutar, interagir, debater, denunciar e prestar serviço à sociedade do Vale do Mamanguape e da Paraíba são especialidades do blog.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Veja também

- Publicidade -