Brasil adota cautela e evita reconhecer eleição de Maduro

Presidente venezuelano teria sido reeleito com 51,2% dos votos; oposição contesta.

O governo brasileiro afirmou, nesta segunda-feira (29), em nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores, que “acompanha com atenção o processo de apuração” das eleições presidenciais na Venezuela e que aguarda a divulgação de informações mais detalhadas.

- Publicidade -

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) venezuelano, órgão presidido por um aliado do presidente do país vizinho, informou que Nicolás Maduro venceu e foi reeleito com 51,2% dos votos, contra 44% do opositor, Edmundo González. A oposição, no entanto, afirma que González venceu com 70%.

Na comunidade internacional, não houve consenso sobre a votação. Enquanto alguns países questionam o resultado divulgado pelo CNE, outros apoiam a vitória de Maduro.

Leia a íntegra da nota divulgada pelo Itamaraty:

O governo brasileiro saúda o caráter pacífico da jornada eleitoral de ontem na Venezuela e acompanha com atenção o processo de apuração.

Reafirma ainda o princípio fundamental da soberania popular, a ser observado por meio da verificação imparcial dos resultados.

Aguarda, nesse contexto, a publicação pelo Conselho Nacional Eleitoral de dados desagregados por mesa de votação, passo indispensável para a transparência, credibilidade e legitimidade do resultado do pleito.

Redação
Redação
Informar, escutar, interagir, debater, denunciar e prestar serviço à sociedade do Vale do Mamanguape e da Paraíba são especialidades do blog.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Veja também

- Publicidade -