O atacante Bruno Henrique, do Flamengo, foi julgado nesta quinta-feira (13) pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e recebeu multa de R$ 100 mil, valor máximo previsto no Código Brasileiro de Justiça Desportiva. Com isso, o jogador está liberado para seguir atuando, e o caso é considerado encerrado, sem possibilidade de recurso.
O julgamento, iniciado pouco depois das 15h e com duração de mais de duas horas, terminou com seis votos favoráveis à aplicação apenas da multa e três pela punição mais severa. A decisão ocorreu após análise do pedido de vista solicitado na segunda-feira, quando a sessão havia sido interrompida.
Segundo a defesa, representada por Michel Assef Filho, a avaliação detalhada dos fatos foi determinante para afastar a aplicação dos artigos 243 e 243-A, relacionados a manipulação de resultados. O advogado afirmou que o caso de Bruno Henrique foi considerado completamente distinto de episódios investigados na Operação Penalidade Máxima, o que levou à aplicação do artigo 191, que prevê apenas multa.
Bruno Henrique acompanhou o julgamento de forma virtual. Estavam presentes seus advogados, representantes do Flamengo e seu empresário.
O atacante havia sido denunciado por supostamente forçar um cartão amarelo para beneficiar apostadores, em partida contra o Santos, pelo Brasileirão de 2023. Em setembro, o STJD chegou a aplicar punição de 12 jogos de suspensão, mas o jogador seguia atuando graças a um efeito suspensivo. No julgamento desta quinta-feira, quatro desfechos eram possíveis: absolvição, redução da pena, manutenção da suspensão ou aumento da punição — prevalecendo a opção pela multa.



