- Publicidade -
CONTA DE LUZ

Aneel mantém bandeira verde para fevereiro

Com a decisão, os consumidores continuam isentos de custos adicionais.
Conta de luz – Imagem ilustrada/Internet
Conta de luz – Imagem ilustrada/Internet

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou, nesta sexta-feira (30), que a bandeira tarifária seguirá verde em fevereiro. Com a decisão, os consumidores continuam isentos de custos adicionais na conta de luz.

Segundo a agência, o cenário favorável de chuvas na segunda quinzena de janeiro impulsionou a recuperação dos reservatórios no Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte. “Dessa forma, não será necessário acionar as usinas termelétricas, que possuem custo de geração mais elevado”, informou a Aneel em nota oficial.

A próxima definição tarifária, referente ao mês de março, está programada para o dia 27 de fevereiro.

Entenda o Sistema de Bandeiras

Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias reflete o custo real da geração de energia no Brasil. Mensalmente, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) reavalia as condições de operação e a demanda para definir a cor da bandeira:

Verde: Condições favoráveis. Sem acréscimo na conta.
Amarela: Condições menos favoráveis. Acréscimo de R$ 1,88 a cada 100 kWh.
Vermelha (Patamar 1): Custos de geração elevados. Acréscimo de R$ 4,46 a cada 100 kWh.
Vermelha (Patamar 2): Condições críticas. Acréscimo de R$ 7,87 a cada 100 kWh.

Os valores das taxas são revisados anualmente pela Aneel em abril, marcando o encerramento do período chuvoso e o início do novo ciclo tarifário.

- Publicidade -

Veja Também

PORTARIA
Seleção brasileira estará na Copa do Mundo de 2026 — Foto: Getty Images via BBC

Governo da Paraíba altera expediente na segunda (29) por jogo do Brasil

GESTÃO

Em 30 dias, Prefeitura de Mamanguape injeta mais de R$ 20 milhões na economia

DESTRUIÇÃO
Imagem mostra destruição em Catia La Mar, na Venezuela, após terremoto — Foto: Federico Parra/AFP

Pior terremoto da Venezuela em 100 anos deixa 188 mortos