A presença da mulher na política, ocupando cargos públicos, tem avançado na democracia brasileira. Um exemplo é a Câmara Municipal de Marcação, no Litoral Norte paraibano. A Casa tem nove vereadores e a nova Mesa Diretora para o biênio 2025/2026 vai ser ocupada só por mulheres. A composição foi definida em reunião com a atual prefeita Lili Oliveira, e a prefeita eleita Ninha (PSD), que terá maioria no Legislativo Municipal.
A vereadora reeleita Kelly Bernardo (PSD) foi a escolhida para a presidência da Casa Legislativa. Na vice-presidência ficará Lourdes (PSD), já a 1ª e 2ª secretaria serão ocupadas por Josa de Camurupim (UNIÃO) e Avenys Soares (UNIÃO), respectivamente. A decisão teve consenso entre os demais vereadores da bancada de situação eleitos no último pleito do dia 6 de outubro: Rafa de Camurupim (PSD), Nino de Tramataia (UNIÃO) e Pituca de Tramataia (UNIÃO).
“Teremos a vereadora Kelly Bernardo, e toda mesa diretora composta em comum acordo com os demais vereadores eleitos. O trabalho segue e o grupo só crescerá com a nossa prefeita eleita Ninha”, declarou a atual prefeita de Marcação, Lili Oliveira.
A Mesa Diretora é responsável por ordenar e gerir o funcionamento do Legislativo. A Mesa tem prerrogativas específicas, como aprovar a proposta de orçamento da Casa, apresentar projetos para alterar o Regimento Interno e redefinir a remuneração de agentes políticos (vereadores, prefeito, vice e secretários).