100 dias de governo Lula em um post

Quase todas as áreas entregaram o que foi planejado para o período, com exceção da Economia.

Exatamente nesta segunda-feira (10), faz 100 dias que o Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu a rampa do Palácio do Planalto para assumir seu terceiro mandato como presidente do país.

- Publicidade -

Olhando para o documento da Equipe de Transição feito antes do governo começar de fato, quase todas as áreas entregaram o que foi planejado para esse período, com a principal exceção sendo Economia.

De maneira geral, os pontos práticos mais relevantes foram as recicladas e as extensões dos programas sociais de governo, como o Mais Médicos e o Minha Casa, Minha Vida.

Além desses, o aumento do valor do Bolsa Família — antigo Auxilio Brasil — para R$ 600 fora do teto de gastos também foi uma pauta quente, mesmo antes de assumir.

Assim que assumiu, Lula realizou decretos que, em geral, suspendiam leis ou medidas aprovadas pelo ex-presidente Bolsonaro, como a retirada de 8 estatais — incluindo Petrobras e Correios — da lista de privatizações.

Mais recentemente, as farpas entre o petista e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, por causa dos juros, e com o senador e ex-juiz Sergio Moro também marcaram alguns desses 100 dias.

Olhando para o todo…

O governo Lula ainda não mandou nenhum grande projeto propriamente dito para o Congresso depois que assumiu. Apesar do PT ter apoiado os dois presidentes vencedores na Câmara e no Senado, ainda é difícil estimar a real base de apoio do governo no Legislativo para as futuras propostas.

Redação
Redação
Informar, escutar, interagir, debater, denunciar e prestar serviço à sociedade do Vale do Mamanguape e da Paraíba são especialidades do blog.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Veja também

- Publicidade -