Começando as mudanças. Nesta terça-feira (8), o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), assinou uma portaria que instala o gabinete de transição do governo de Lula (PT). O documento lista os 31 grupos técnicos que vão debater temas como agricultura, assistência social, cultura, economia, educação e saúde.
Alckmim tambĆ©m divulgou os nomes que irĆ£o comandar a transição na parte de Economia, Cidade e Habitação e AssistĆŖncia Social, alĆ©m dos 12 integrantes do conselho polĆtico formado por partidos que apoiam o novo governo.
š° No grupo da Economia, foram anunciados AndrĆ© Lara Resende, Persio Arida, Guilherme Mello e Nelson Barbosa. Nas palavras de Alckmin, o time tem āvisƵes complementaresā.
Enquanto os dois primeiros tĆŖm um histórico liberal ā Arida e Resende estĆ£o entre os āpaisā do Plano Real back in 1994 ā, os representantes do PT, Barbosa e Mello, defendem a flexibilização do teto de gastos para atender demandas sociais.
Ainda no tópico, Alckmin citou também o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, sem especificar sua Ôrea de atuação.
š Na Ć”rea de Cidade e Habitação, o comando ficarĆ” a cargo do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL). O ex-lĆder do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) afirmou que vai focar na recomposição do orƧamento para moradia popular.
šØāš©āš§āš¦ Desenvolvimento Social: A pasta ligada ao combate Ć fome e Ć pobreza, bem como programas sociais, serĆ” de responsabilidade de Simone Tebet (MDB). Ficando em terceiro lugar no primeiro turno, ela foi peƧa-chave na vitória petista.
Vale ressaltar: O fato de esses nomes estarem na transição nĆ£o quer dizer que os ministros estĆ£o definidos. Lula afirmou que integrar a equipe nĆ£o significa uma participação automĆ”tica no governo ā o mistĆ©rio ainda estĆ” no ar.