O vice-governador Lucas Ribeiro participou, nesta quarta-feira (9), da abertura dos Jogos Indígenas da Paraíba, em Rio Tinto, litoral norte do estado. O evento é realizado pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh).
A aldeia Monte-Mor sedia a edição deste ano, que teve um aumento de 10% no número de participantes, alcançando mais de 1.900 competidores. “Mais do que um momento de competição, esse evento também é de confraternização. E é buscando valorizar a cultura presente aqui no litoral norte que o estado oferece esse apoio aos Jogos Indígenas. O resultado é o crescimento do número de competidores”, afirmou Lucas Ribeiro.
A solenidade contou com o desfile dos representantes das 30 aldeias participantes. Além de Rio Tinto, cidade anfitriã, também estão na competição as delegações de Marcação e Baía da Traição. São quatro dias de jogos nas modalidades: cabo de guerra, corrida de tora, arco e flecha, canoagem, corrida, natação no rio, arremesso de lança, futebol e futsal.
Também estiveram no evento a secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, o secretário executivo da Juventude do Estado, Pedro Matias, o deputado estadual Chico Mendes e a prefeita de Rio Tinto, Magna Gerbasi.
Ver essa foto no Instagram