De acordo com o plano inicial da Secretaria de Estado da Saúde, ao todo 11.302 pessoas devem ser vacinadas com as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 no Vale do Mamanguape. Deste total, 971 são trabalhadores da saúde e 10.331 são indígenas aldeados.
- Primeiro indígena a ser vacinado na PB é de Marcação
- Curral de Cima inicia vacinação dos profissionais de saúde
- Mamanguape abre vacinação contra Covid-19 no Vale
A divisão das vacinas, segundo explicou o governador João Azevêdo (Cidadania), segue os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde em relação aos novos grupos prioritários diante do número reduzido de doses que foram remetidas ao estado.
Na região do Vale, o maior volume da vacina CoronaVac, fabricada pelo Instituto Butantan em parceria com a empresa chinesa Sinovac, será destinada aos municípios de Marcação, Baía da Traição e Rio Tinto, devido ao número de indígenas que serão vacinados nesta primeira etapa.
Em Marcação, quase metade dos moradores vão ser vacinados nesta etapa da campanha de vacinação contra o novo coronavírus. Isso acontece, pois, a maior parte das vacinas destinadas ao município no primeiro lote vai ser para índios da Terra Indígena Potiguara, que compõem quase 50% da população.
Em agosto de 2020, a população residente estimada para a cidade do Litoral Norte paraibano, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), era de 8.653. Portanto, o número de pessoas a ser vacinadas no primeiro lote representa 46,8% do total de habitantes.