A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está prestes a formalizar parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão federal ligado ao Ministério do Meio Ambiente. A Secretaria de Educação do Estado também integra o projeto e colabora para a celebração do convênio que está na fase final de ajustes para o ato de assinatura pelas partes envolvidas.
O objetivo é a utilização de parte do espaço físico, localizado no Litoral Norte da Paraíba, para a realização de atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão. O convênio prevê a cessão de uma área pertencente ao ICMbio à UEPB por um período de dez anos. O local está inserido na Área de Proteção Ambiental da Barra do Rio Mamanguape (APA do Mamanguape), uma unidade de conservação federal brasileira, localizada no município de Rio Tinto.
O que hoje é um alojamento será convertido em infraestrutura para realização de ações diversas da UEPB naquele local, ao ampliar possibilidades de pesquisas a exemplo do que já ocorre a partir do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação (PPGEC), com larga experiência e produção científica em Barra de Mamanguape.
Com o convênio, outras iniciativas e abordagens poderão ser viabilizadas, tendo em vista o local ser muito favorável como campo de atuação da Universidade, e apresentar potencialidades econômicas, turísticas, além da própria dinâmica social a partir das várias comunidades relacionadas àquela área de proteção ambiental.