Os trabalhadores dos Correios na Paraíba iniciaram, por tempo indeterminado, uma greve confirmada na manhã desta quarta-feira (17) pela direção do Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos na Paraíba (Sintect-PB). A paralisação foi decidida em assembleia realizada na noite da terça-feira (16), diante da falta de avanço nas negociações do acordo coletivo, que se arrastam há meses, segundo o sindicato.
De acordo com o diretor do Sintect-PB, Tony Sérgio, a categoria reivindica a manutenção de direitos previstos no acordo coletivo e também protesta contra declarações do ministro da Casa Civil, Rui Costa, que, segundo os trabalhadores, teria indicado a possibilidade de pautar a privatização da empresa em caso de greve.
Em nota, os Correios informaram que todas as agências permanecem abertas e que as entregas continuam sendo realizadas em todo o país. A empresa afirmou ainda que cerca de 91% do efetivo segue em atividade e destacou que busca a construção de um consenso com as representações dos trabalhadores, sob mediação do Tribunal Superior do Trabalho (TST).
O sindicato informou que ainda não há um número oficial de trabalhadores paralisados, mas relatou adesão significativa em alguns centros de distribuição, como os de Mangabeira, em João Pessoa, e do bairro do Cruzeiro, em Campina Grande, onde a participação na greve chega a cerca de 80%.
A categoria aguarda uma devolutiva do TST e um posicionamento oficial dos Correios. Enquanto isso, os trabalhadores devem realizar assembleias diárias para avaliar a continuidade do movimento grevista.



