Na manhã desta segunda-feira (18), o presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, conselheiro Nominando Diniz Filho, reuniu a imprensa, para apresentar o Observatório de Dados Sagres.
O Observatório de Dados reúne, numa mesma página, o Observatório Sagres, o Observatório Processual e o Painel de Obras. “Numa tela só, informações sobre receitas e despesas, sobre a situação da previdência social, da educação, da saúde, da infraestrutura e do quadro de servidores públicos efetivos e temporários”, frisou o conselheiro.
O serviço fiscaliza os gestores estaduais e municipais no controle social dos atos e gastos de governo. “A preservação do erário exige o envolvimento e a fiscalização crescente da sociedade e, para isso, é imprescindível a contribuição da imprensa”, disse Nominando.
A ferramenta contém informações dos 223 municípios paraibanos. “A não observação dos alertas do Tribunal pode gerar a reprovação das contas do gestor e, por conseguinte, a negativa de registro de candidatura por parte da Justiça Eleitoral”, destacou.