O mês de março é marcado pela campanha de conscientização e enfrentamento ao câncer de colo de útero denominado “Março Lilás”. A Secretaria Municipal de Saúde de Mataraca (SMS) realizou, durante este mês, palestras nas UBSs sobre o tema. A iniciativa visa reforçar o alerta sobre os sintomas iniciais da doença e as principais formas de prevenção.
“É necessário a realização regular do exame papanicolau, conhecido como preventivo, para a detecção inicial da doença. Quando detectado precocemente, as lesões no colo uterino têm grandes chances de cura para a maioria dos casos”, frisou a secretária de Saúde, Maria do Socorro.
A doença pode se apresentar de diversas formas entre elas sangramento vaginal anormal, fluxo aumentado, ou qualquer sangramento após a menopausa ou depois da relação sexual, surgimento de secreção vaginal incomum, dores durante a relação sexual ou na região pélvica.
O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima 17.010 novos casos para 2023. O dado considera um risco de 13,25 casos a cada 100 mil mulheres.