A Secretaria de Saúde do município realizou, na manhã desta segunda-feira (19), uma reunião multisetorial com as Secretarias de Meio Ambiente, Ação Social, Habitação/Defesa Civil e Comunicação, além das Gerências de Saúde do próprio órgão e, posteriormente, também se reunirá com a Secretaria de Educação para falar sobre as ações de combate à dengue.
A Secretaria de Saúde tem acompanhado com atenção o aumento do número de casos no estado, mas Mamanguape ainda possui um nível de alerta que não é caso endêmico e que está sob controle. O bairro que inspira mais atenção, com o maior número de casos, é o bairro de Sertãozinho, devido também à condição de falta de água na região, armazenamento incorreto de água e ainda pela vulnerabilidade da localidade.
Inclusive, as ações serão iniciadas pela região no próximo dia 24 de fevereiro, com o “Dia D” de multivacinação adulto e infantil e também de combate à dengue. Serão trabalhados esses dois focos, vacinação e combate à dengue, pela Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto com as outras secretarias que participaram do encontro.
O órgão alerta a população para ficar atenta à água parada em casa, olhar os vasos de plantas, locais que possam acumular água parada para evitar também o aparecimento do mosquito da dengue. A dengue é uma doença totalmente combatível, mas que precisa da colaboração de toda a população.