A Prefeitura de Rio Tinto iniciou o projeto de informatização da Rede de Saúde Municipal, com o objetivo de qualificar os serviços, utilizando dispositivos de tecnologia da informação e comunicação. Agilidade, transparência e acesso as fichas e cadastros dos pacientes estão entre as principais vantagens.
O serviço deve ser implantado gradualmente já nos próximos meses em toda rede de atendimento em saúde primária. Os Agentes Comunitários de Saúde estão na ponta desse processo, por serem os profissionais que prestam o primeiro atendimento de captura de informações dos pacientes, em suas residências. Eles receberam, nesta terça-feira (26), um treinamento para a utilização do serviço, oferecido pela Secretaria de Saúde do município, e ministrado por um técnico de informática do SUS.
Segundo o Secretário de Saúde de Rio Tinto, Eraldo Calixto, foi percebido pela equipe da secretaria um déficit nas informações passadas para o setor que faz a digitação e o processamento das informações ligadas a saúde do município. Com isso, ainda este ano, todo o setor da atenção primária de saúde será informatizado, visando melhorar o controle das informações.
Ainda, segundo ele, o processo de informatização do atendimento deverá evitar problemas de ausência de dados dos pacientes como também de acúmulo de papel.
“Com a informatização da rede de atendimento primário teremos uma maior otimização dos fluxos de fichas e de organização de toda saúde. Também evitaremos o acúmulo de papel, as ausências de dados dos pacientes, a dificuldade de monitoramento e rastreamento de informações, entre outros problemas. Haverá uma economia significativa nestas ações”, declarou Eraldo.