Retotalização de votos define novos vereadores de Rio Tinto

Parlamentares vão ocupar vagas cassadas do partido Cidadania.

Uma retotalização de votos para vereador de Rio Tinto nas Eleições 2020, realizada nesta quinta-feira (09), pela 55ª Zona Eleitoral, definiu Marcão (PP), Marcos Moura (PP), Ramos Pessoa (PP), Diego Porquero (PROS) e Arthur de Copica (PP) como os novos ocupantes da Câmara Municipal, após a cassação das vagas do partido Cidadania, que acabou retirando os mandatos de Felipe Pessoa, Raphael Tchutchuca, Luan Potiguara, Peo da Galinha e Severino Pereira.

- Publicidade -

As vagas do Cidadania foram cassadas pelo juiz Judson Kíldere Nascimento Faheina, da 55ª Zona Eleitoral, por fraude à cota de gênero. O processo foi movido por candidatos do Progressistas, que acusaram a legenda adversária de lançar candidatura feminina considerada laranja, apontando a postulação de Rosélia da Farmácia como “fraudulenta”.

Conforme a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), a candidatura de Rosélia da Farmácia foi apontada como “fraudulenta”, pois ela estava, em 2020, realizando campanha política para outra candidata do seu mesmo partido, inclusive com pedido de voto e participação em eventos da candidata Alsônia da Saúde, além de explicitamente apoiar a mesma.

A defesa recorreu ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), mas a sentença foi mantida pela juíza Maria Cristina Paiva Santiago, que determinou a imediata recontagem dos votos.

A diplomação dos novos vereadores acontece nesta sexta-feira (10), às 8h30, no Fórum Eleitoral Desembargador José Martinho Lisboa. A posse deve ocorrer no mesmo dia na Câmara Municipal de Rio Tinto, onde também será realizada eleição da nova mesa diretora.

Redação
Redação
Informar, escutar, interagir, debater, denunciar e prestar serviço à sociedade do Vale do Mamanguape e da Paraíba são especialidades do blog.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Veja também

- Publicidade -