Você já deve te ouvido a frase “tempo é dinheiro”. Que se refere a não perder tempo com coisas fúteis e ir trabalhar para ganhar dinheiro. Realmente precisamos de tempo para trabalhar e ganhar nosso dinheiro. Vendemos nosso tempo, nossas horas de trabalho por um salário, você já pensou nisso? Isso mesmo.
Você é um vendedor de tempo. Você vende seu tempo por um salário porque tem contas pra pagar, necessidades básicas e estilo de vida para manter. Isso é fato. Você trabalha porque precisa sobreviver e estuda basicamente para poder arrumar um emprego ou uma profissão que te faça ganha mais. Isso é básico. Mas imagina se você já tivesse o dinheiro que você precisa para sobreviver. Não precisaria trabalhar ou vender sua hora de trabalho por um salário. A frase acima ganha uma nova ordem, “dinheiro é tempo”. Quanto mais dinheiro, mais tempo.
Talvez você ainda não tenha entendido, vamos para um exemplo: João acorda cedo para trabalhar. Passa em média oito horas ou mais no trabalho todos os dias. Não tem tempo pra nada. Precisa trabalhar para sustentar a família e pagar suas contas. O trabalho é estressante, chato e ele trabalha a onde não queria. Mas a necessidade fala mais alto. Se João tivesse dinheiro suficiente para se manter e não precisar trabalhar nesta empresa, teria mais tempo com a família, tempo para ele se divertir e fazer o que gosta. Já entendemos aí a relação dinheiro e tempo. O dinheiro nos dá tempo, e tempo é precioso, é qualidade de vida.
Mas o que João pode fazer para resolver esse problema e ter mais tempo? Primeiro passo, saber administrar bem seu dinheiro e poupar. Poupar e guardar uma parte dos seus ganhos para o futuro. Se você poupa 100 reais por mês, em dois meses terá 200 reais. Se poupar 200 reais, em dois meses terá 400 reais. Sendo assim, ganha mais tempo. Vamos imaginar que João, depois de anos trabalhados conseguiu acumular um bom patrimônio, tanto investido como também em reserva de emergência. Um dia ficou desempregado. Mas ficou tranquilo, porque o dinheiro que economizou foi o suficiente para se manter enquanto não consegue um novo emprego, (GANHOU TEMPO) pode investir seu dinheiro em um negócio próprio ou estudar para mudar de profissão.
Tudo isso foi possível graças ao dinheiro poupado e investido, que fez com que ele ganhasse tempo. Agora vamos imaginar o contrário. O João não consegue poupar nem investir nenhum real porque vive gastando todo dinheiro que ganha e ao longo de todos os anos trabalhados não conseguiu acumular nada. Portanto, perdeu tempo e qualidade de vida. O tempo que ele perdeu foi desperdiçado com taxas, compras desnecessárias, fatura de cartão, festas etc. Tudo aquilo que consumiu de forma exagerada.
Quando você gasta uma parte do seu dinheiro é uma parte do seu futuro que deixa de existir. É seu tempo sendo desperdiçado. Você sabe o valor do seu tempo? Da sua hora trabalhada? Se você ganha 10 reais por hora, e compra algo pelo mesmo valor você gastou uma hora do seu tempo. Para saber o valor da usa hora trabalhada basta dividir sua receita mensal pelas horas trabalhadas no mês. E para saber seu custo 100 basta dividir 100 pelo valor da sua hora. O resultado será o número de horas que levará trabalhando para ganhar 100 reais. Chamamos de custo cem. Onde entra suas finanças nesse calculo simples? Se sua hora vale 10 reais e você precisa de 10 horas trabalhadas para ganhar 100 reais e gasta 100 reais na compra de uma calça que você não precisava ou uma bolsa você gastou 10 horas trabalhadas.
Para ter mais tempo você precisa administrar bem seu dinheiro e construir sua liberdade financeira o investindo de forma correta com rendimentos sempre acima da inflação. Lembre-se, quanto mais dinheiro você tem, mais tempo e qualidade de vida terá. O dinheiro dever ser acumulado para proporcionar liberdade. Essa liberdade é tempo. Vou lhe contar um segredo, não invisto pra ter dinheiro e sim para ter mais tempo. Entender o valor do seu tempo lhe faz tomar decisões sobre seu dinheiro. Se poupar e investir corretamente ganhará bastante dinheiro e no futuro tempo livre para fazer o que quiser. Isso sim que é liberdade.