Redação do Enem sem mistérios – por Marcos Tomé

Apesar de ser uma ‘dica de leitura’, vale ressaltar que “Ler não é estudar”, a depender do objetivo que alguém tenha.

Divulgação
Divulgação

Como criar e organizar seus hábitos de estudo e garantir um excelente resultado

- Publicidade -

A dica de leitura deste mês vai para aquelas pessoas que precisam de uma força nos estudos. Mesmo ausentes da escola, distantes das aulas presenciais e enfrentando esta maré de incertezas, não podemos abrir mão de conseguir nossos objetivos. Entre eles, claro, está a aprovação no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Apesar de ser uma ‘dica de leitura’, vale ressaltar que “Ler não é estudar”, a depender do objetivo que alguém tenha. Isto significa que, diferente de outros livros apresentados aqui, cujo objetivo é nos agradar com uma excelente história, ou uma profunda reflexão sobre a vida, este pretende presentear o leitor com orientações super importantes sobre como fazer para criar e aproveitar, da melhor forma, o hábito de estudar. Partindo de sua experiência, a autora nos revela:

“Um dos objetivos deste livro é desmistificar a redação. Ela não é um monstro embaixo da sua cama, é uma folha em branco que você preenche atendendo aos requisitos de estrutura, tema e argumentação. Dentro disso, ela pode ser feita como você quiser.” (p.67)

Com o título original “Redação Infalível – E Outras dicas para Você Arrasar nas Provas”, lançado pela Editora Objetiva (2019), o livro tem como autora uma jovem estudante, Débora Aladim. Particularmente, não sou de julgar um livro pela capa, mas é sempre interessante traçarmos uma relação entre ela e o conteúdo do produto. Esta, inicialmente e de maneira bastante curiosa, já nos traz uma imagem que nos remete ao encorajamento, onde a mão que segura o lápis nos remete à força, à determinação que precisamos ter para alcançar nossos ideais. E o livro, pelo seu formato, nos lembra uma agenda estudantil. Esta mesma cor azul, aparece em desenhos, quadros e tabelas também no decorrer dos capítulos, dando forma a uma diagramação divertida. O que reforça o público para quem ele se dirige, o jovem, prioritariamente.

Nas 120 páginas que formam o livro, Débora fornece para o leitor muitas dicas para arrasar na prova, ajudando a elaborar uma rotina firme de estudos e motivação. Sempre partindo de sua própria experiência, e usando de uma linguagem de jovem e para os jovens. As orientações contidas no livro soam como aquela conversa entre pessoas amigas que precisam de um conselho. Como a própria autora nos apresenta:

“Esta é uma das tarefas mais desafiadoras para quem está se preparando para provas: tornar os estudos parte da vida, da rotina – mas você já deve ter percebido que não é impossível. (…) Não desista e você verá que os benefícios são incríveis.” (p.23)

Desta forma, a leitura atenta deste livro torna-se essencial para quem quer iniciar sua rotina de estudos ou até melhorar, caso já tenha este hábito. É um ótimo incentivo também para quem quer passar no Enem, com dicas que vão ajudar a quem pretende entrar na faculdade dos sonhos. Eu até reforço que, independente de Enem, em qualquer situação de estudo que o leitor se encontre, este livro é imperdível.

Débora Aladim é também criadora do canal do YouTube que leva seu nome e tem quase 3 milhões de inscritos. A mineira viralizou na internet com seu método inédito para fazer uma redação. Seu conteúdo aborda videoaulas de História, redação e dicas de estudo. A escritora utiliza uma linguagem atual e bastante dinâmica em suas conversas com o público jovem, uma vez que a maioria destes estudantes precisa aprender os passos iniciais na organização dos estudos. Coisas que, infelizmente muitas vezes, não é passado nas escolas.

Logo na primeira parte do livro, a jovem aborda, entre alguns assuntos, como elaborar uma rotina de estudos, cronograma de estudos, estudar pelo celular, produtividade e motivação nos estudos. Na segunda parte do livro, ela fala sobre a estrutura redação e como se dá o processo de correção, fazendo um apanhado detalhado sobre as cinco competências exigidas e avaliadas na redação do Enem, trazendo ainda “cem temas para praticar” em algumas áreas, como saúde, educação, segurança. Dicas de como se agir na hora da prova, como administrar o tempo e sugestões de leituras para antes da prova, aparecem na terceira parte do livro.

Então fica a dica para você que gostaria de ter todas as orientações sobre a redação do Enem em um único lugar, de forma bem organizada, com dicas e estratégias de estudos bem práticas e, diga-se de passagem, um material que cumpre o objetivo a que se propôs: tornar simples o que parece tão complicado.

Marcos Tomé
Marcos Tomé
Graduado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba, é especialista e mestre em Língua Portuguesa (UFPB); também é professor de Língua Inglesa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Veja também

- Publicidade -