Reciclo: Famup lança projeto de coleta seletiva para 27 municípios

Objetivo principal é desenvolver um trabalho junto aos catadores de recicláveis das cidades paraibanas.

A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) realiza na próxima segunda-feira (17), às 8h30, no Hotel Manaíra, em João Pessoa, a apresentação do projeto ‘Reciclo – Despertando os Municípios’. A ação, que aborda educação ambiental, saúde pública, valorização e capacitação dos catadores de recicláveis, foi selecionada para receber recursos do Fundo de Direitos Difusos da Paraíba (FDD/PB), do Ministério Público Estadual. Um total de 27 municípios serão beneficiados com a iniciativa.

- Publicidade -[adning id="2114"]

O ‘Despertando os Municípios’ tem como objetivo principal desenvolver um trabalho junto aos catadores de recicláveis das cidades paraibanas. O presidente da Famup, George Coelho, explica que o Reciclo foi articulado após ser detectado o grau de fragilidade social que os catadores de recicláveis possuem e a necessidade de uma melhor destinação dos resíduos sólidos.

Participam do evento, prefeitos, secretários de Educação, Saúde, Infraestrutura e Assistência Social dos municípios que compõem o Consórcio de Gestão Publica Integrada nos Municípios do Baixo Rio Paraíba (Cogiva). Além deles, também foram convidadas outras entidades, como a Universidade Federal da Paraíba, os Ministérios Públicos Estadual e Federal, Ministério Público do Trabalho, Sebrae e outros.

Projeto – O projeto contará com envolvimento da sociedade: alunos do ensino fundamental e médio da rede pública e particular de ensino, profissionais das áreas da educação, saúde e também, assistência social.

A Famup atuará a partir de duas ações, a primeira é constituída pela realização de um diagnóstico do perfil demográfico dos catadores de recicláveis e seus familiares, com enfoque nas questões socioeconômicas e educacionais. Traçado o perfil, será possível dimensionar aspectos de ordem quantitativa e qualitativa que servirão como base para as ações seguintes. Já na segunda etapa, será desenvolvida qualificação profissional com foco no trabalho dos catadores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Veja também

- Publicidade -