Desde 2017, o eleitorado brasileiro possui uma importante ferramenta para auxiliá-lo nas eleições: trata-se do aplicativo “e-Título”, que foi criado pela Justiça Eleitoral e possibilita a emissão da certidão de quitação eleitoral, certidão de crimes eleitorais, além da emissão de uma via digital do título de eleitor.
Para utilizar o aplicativo, o eleitor deve baixá-lo por meio da Google Play (Android) ou App Store (iOS) e posteriormente preencher os dados solicitados, de forma semelhante aos existentes no título de eleitor. Após ter seu cadastro finalizado, ele poderá utilizar qualquer uma das funções do e-Título. No primeiro acesso, a via digital do título de eleitor fica salva no aplicativo, porém para ter acesso às outras funções, a conexão sempre será necessária, sendo possível baixar as certidões em formato PDF. Tanto as certidões quanto o título de eleitor digital, ao serem emitidos, possuem QR Code, que é um código que garante a autenticidade dos documentos.
Na Paraíba, de acordo com dados do Relatório de Emissão de e-Título, até hoje (15) o aplicativo foi baixado por 286.482 pessoas, sendo que 286.123 possuem identificação biométrica e apenas 359 não. Em todo país, até a mesma data, foram 12.071.237 de downloads, sendo 10.621.046 de eleitores com biometria e 1.450.191 sem biometria.
No caso do eleitor que não possui identificação biométrica, ele não terá sua foto na versão digital do título, o que fará com que o mesmo leve obrigatoriamente outro documento oficial com foto para se identificar na seção de votação. Até 31 de dezembro de 2019, dos 2.897.286 eleitores paraibanos, cerca de 99,86% (2.893.211) possuíam cadastro biométrico.
Número da inscrição eleitoral
Se, ao baixar o aplicativo, o eleitor não possuir o título de eleitor em mãos e não recordar o número da inscrição eleitoral, ele poderá obtê-lo no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), preenchendo o seu nome, a data de nascimento e o nome da mãe.